Especialistas debatem sobre invação e desempenho no setor da Construção Civil

O evento aconteceu no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e reuniu os principais profissionais da área da acústica.

Na última semana, durante os dias 23 e 24 de agosto, a Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC) realizou o 4º Workshop de tecnologias de sistema e processos construtivos (TECSIC 2023). O evento aconteceu no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

As ações do workshop buscaram integrar a academia e o setor da construção civil através do debate. Na quarta-feira (23), a temática principal foi ‘’Desempenho’’, onde abordaram-se pontos como o contexto histórico e atual, avanços em pesquisa e desenvolvimento, além do futuro e desempenho da produção de edificações em sistemas e processos construtivos convencionais e inovadores.

Já na quinta-feira (24), a temática escolhida foi ‘’Inovação’’. Na oportunidade, foram debatidas as necessidades do setor, visão de futuro e planejamento para integração da ciência e tecnologia, desempenho de sistemas e processos construtivos, além de uma análise geral do ponto de vista tecnológico e econômico.

A Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) esteve presente na organização do evento, por meio de uma equipe formada por Viviane Melo, atual membro da diretoria da associação, Dinara Paixão, ex-presidente, e Karina Porto, aluna de Engenharia Acústica na UFSM.

Inclusive, para Dinara, o evento foi extremamente importante para os profissionais que atuam na área da acústica, sendo ponto de referência para, por exemplo, a identificação de áreas onde se há possibilidade de recursos financeiros para pesquisas e desenvolvimento.

Ainda segundo a ex-presidente da SOBRAC, grandes resultados são esperados no futuro, como a melhoria no planejamento sobre ações de inovações, pesquisas e desenvolvimento tecnológico e a otimização de recursos e maior qualificação no desempenho das edificações. ‘’Principalmente, quando partimos do ponto de vista econômico’’, completou.

Para complementar o TECSIC 2023, também foram realizadas sessões de trabalhos técnicos de universidades de todas as regiões do Brasil, além da apresentação das Instituições Técnicas Avaliadoras (ITAs).

Paulo Chagas

Paulo Chagas

2º Secretário da Sociedade Brasileira de Acústica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *