Instrumentação homologada

O que é?

A homologação de instrumentos eletroacústicos pela SOBRAC consiste num processo de análise da documentação técnica  e comercial de um instrumento, por solicitação de seu fabricante ou representante comercial no Brasil, que o submeterá a uma comissão de especialistas, que avaliará o atendimento às normas e aos requisitos que evidenciem a qualidade acústica.

Os instrumentos homologados receberão o selo SOBRAC – Instrumento homologado, a ser aplicado pelo fabricante sem seus catálogos impressos e eletrônicos, site e embalagens, desde que restrito ao modelo específico do instrumento homologado.

Objetivos

O programa de homologação de instrumentos acústicos objetiva apoiar e orientar à sociedade em geral e aos profissionais, consultores, professores e acadêmicos, quanto aos instrumentos com eficiência eletroacústica disponíveis no mercado, diferenciando e orientando seu uso e aplicação em relação ao universo de produtos em geral.

Como solicitar sua homologação?

O programa de homologação de instrumentos eletroacústicos é exclusivo às empresas e instituições associadas à SOBRAC, que devem requerer, por meio de formulário eletrônico disponível neste site, a submissão de seu instrumento para homologação. Após o preenchimento do formulário, o solicitante anexará as evidências técnicas de eficiência acústica do instrumento (laudos/relatórios de calibração e aprovação de modelo, emitidos por laboratórios imparciais) e os documentos/catálogos técnicos e comerciais de divulgação do instrumento. NOTA: Deve ser procedida uma solicitação para cada modelo de instrumentoApós o preenchimento do formulário, o solicitante anexará as evidências técnicas de eficiência acústica do produto (laudos/relatórios de ensaios acústicos, emitidos por laboratórios imparciais) e os documentos/catálogos técnicos e comerciais de divulgação do produto. NOTA: Deve ser procedida uma solicitação para cada modelo de produto.

Homologação

A comissão de homologação avaliará as características e a coerência entre o material técnico/comercial e as evidências técnicas de eficiência acústica, bem como o atendimento às normas internacionais que regem a classe e o modelo do instrumento. Uma vez aprovado pela Comissão de Homologação, o fabricante receberá o selo SOBRAC - Instrumento homologado e o produto passará a constar na área de instrumentos eletroacústicos homologados, no site da SOBRAC.Uma vez aprovado pela Comissão de Homologação, o fabricante receberá o selo SOBRAC - Produto homologado e o produto passará a constar na área de produtos acústicos homologados, no site da SOBRAC.

Qual a validade da sua homologação?

O selo poderá ser utilizado por prazo indeterminado, desde que o fabricante esteja em dia com suas obrigações sociais junto à SOBRAC e mantenha inalterados o nome e as características técnicas do instrumento.