Programa SOBRAC de Certificação Profissional em Acústica e Vibrações

O que é?

O Programa de Certificação Profissional em Acústica e Vibrações foi criado em conformidade com o disposto no Regimento de Certificação aprovado na Assembleia Geral de 18/12/2012; de acordo com a indicação da Diretoria Executiva, homologada pelo Conselho da SOBRAC, em reunião no dia 09 de maio de 2013; e com fulcro no artigo 30, inciso IX e artigo 41 do Estatuto da SOBRAC e nos artigos 38 e 39 do Regimento Interno da SOBRAC.

O Programa de Certificação Profissional em Acústica e Vibrações é realizado, sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Certificação – CPC – constituída por cinco membros efetivos da SOBRAC, considerados certificados em Acústica e Vibrações na Modalidade F (Fundamental) e no Nível I, no gozo pleno de seus direitos e obrigações estatutárias.

As Modalidades são classificadas conforme as áreas de conhecimento e atuação do candidato no campo de Acústica e Vibrações:

Modalidade F: CIÊNCIAS EXATAS – Física, Engenharias e áreas afins; e CIÊNCIAS SOCIAIS I – Arquitetura e Urbanismo e áreas afins;

Modalidade A: CIÊNCIAS SOCIAIS II – Comunicação, Rádio e TV e áreas afins; CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOMÉDICAS – Medicina, Fonoaudiologia, Bioacústica e áreas afins; CIÊNCIAS HUMANAS – Direito, Psicologia, Educação, Economia, Antropologia e áreas afins; LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTE – Música, Produção fonográfica, Luteria, Ciências cognitivas, Linguística, Cinema, Vídeo, Espetáculo, Artes visuais e sonoras e áreas afins.

A Certificação dará direito ao profissional de utilizar em seus documentos, ou para fins de divulgação, o selo de identificação

Objetivos

A Certificação em Acústica e Vibrações tem por objetivo avaliar e reconhecer competências profissionais desenvolvidas através de cursos, programas de treinamento, prática profissional ou desenvolvimento pessoal. Visando ao contínuo desenvolvimento da profissão e de forma a garantir que os associados certificados permaneçam atualizados e preparados para o exercício de suas atividades na área de ACÚSTICA E VIBRAÇÕES, a CPC estabelecerá um Programa de Manutenção da Certificação, que estimule a formação continuada.

Como solicitar a certificação?

O Programa SOBRAC de Certificação em Acústica e Vibrações é destinado a associados à SOBRAC há mais de seis meses da data da solicitação e que comprovem o atendimento do Regimento de Certificação, disponível no edital de Certificação. O processo terá fluxo contínuo e o edital estará disponibilizado neste site para conhecimento de todos. A solicitação de inscrição do profissional implica na aceitação das normas e condições fixadas no Regimento de Certificação e neste Edital.

Qual a validade da certificação?

Apenas os membros em dia com suas obrigações em relação à SOBRAC poderão utilizar-se dos títulos de certificação que terão validade de 5 anos.

Histórico do programa.

O Programa SOBRAC de Certificação em Acústica e Vibrações teve duas edições, ambas no ano de 2014.
A primeira edição aconteceu em março de 2014, realizada sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Certificação – CPC.
Em caráter excepcional o processo referente à primeira CPC, dada a excepcionalidade da situação inicial, foi feita a “autocertificação” de seus membros, que foram dispensados da realização de outras provas, uma vez que eram profissionais da área de ACÚSTICA E VIBRAÇÕES de ilibada reputação e de notório saber nessa área, na qual atuavam há mais de 8 anos, tendo feito especialização,mestrado, doutorado ou pós doutorado , no Brasil ou no exterior, exercendo docência em cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização ou pós-graduação stricto sensu há mais de 8 anos. Além de serem membros ativos da SOBRAC há mais de 6 meses e em dia com suas obrigações junto à mesma, e terem sido responsáveis pela organização de eventos na área de ACÚSTICA E VIBRAÇÕES e atuado como coordenadores, palestrantes e formadores. Por possuírem diversas publicações na área de ACÚSTICA E VIBRAÇÕES e terem participado da elaboração de textos legais, normas técnicas ou documentos relacionados à área.
Foram concedidas certificações à 16 (Dezesseis) associados.
O Diploma de Certificação, devidamente assinado pela Presidência da SOBRAC e pela Coordenação da Comissão de Certificação, foi obtido diretamente no site da entidade.
A sua segunda edição ocorreu em outubro de 2014 sob as mesmas condições da primeira chamada e foram concedidas certificações à 21 (Vinte e Um) associados.