Conselho Deliberativo

*Apresentado por ordem alfabética

 

Cândida de Almeida Maciel

Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-UnB, com pós-graduação em Engenharia Acústica de Edificações e Ambiental pela FDTE-USP. Sócia fundadora da Síntese Acústica e Técnica Acústica. Atualmente sou diretora da SOBRAC, SINDUSCON-DF e ProAcústica.

 

Christian dos Santos

Formado em Engenharia Elétrica Ênfase Computadores pelo Centro Universitário da FEI (1998), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Experiência de dez anos em laboratório de ensaios acústicos (RBLE_0123), no qual ocupou por três o cargo de Gerente de Laboratório. Experiência na área de controle de ruído e vibrações industriais. Desenvolveu na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP estudos sobre modelagem em escala e aurilização acústica. Atuou como professor de Ensino Médio Profissionalizante (IFSC), de Ensino Superior (UDESC) e de Pós-Graduação, nas áreas de engenharia, qualidade, segurança do trabalho e acústica. Tem experiência na área de Física (Acústica), Qualidade de Laboratório (ISO 17025), Programa Selo Ruído, modelagem, aurilização, além de ensaios acústicos para indústria automotiva e ensaios de absorção e isolação sonora. Professor Adjunto no curso de Engenharia Acústica da Universidade federal de Santa Maria.

 

Jairo Braz Medeiros

Técnico em Segurança do Trabalho 1997 (ETC/UFRGS), Engenheiro Ambiental 2010 (ULBRA)  e Engenheiro de Segurança do Trabalho 2012 (UFRGS), Mestrando em Engenharia Mecânica FURG-RS.
27 anos de experiência na área de Segurança e Saúde Ocupacional
Autor do artigo apresentado no XXIV SOBRAC 2012.
Membro das comissões eleitorais das eleições SOBRAC nos  anos de 2014 e 2016.
Consultor em Ruído Ambiental e Ruído Ocupacional.

 

Jose Augusto Nepomuceno

José Augusto Nepomuceno, arquiteto, especialista em acústica de salas e arquitetura cênica. Diretor Associados da Akustiks (EUA) e Acústica & Sônica (Brasil). Atual Vice Presidente Técnico da Proacustica. Entre principais projetos que participou Sala São Paulo, Teatro Cultura Artística, Sala Minas Gerais, Sala Cecília Meireles, Schermerhorn Symphony Center, Gran Teatro Nacional – Lima.

 

Julio Cesar Boscher Torres

Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ (1998 e 2004) e pós-doutorado no tema de simulação acústica, pelo Instituto de Acústica Técnica da Universidade RWTH-Aachen (2014), com financiamento da Capes (Programa Ciência sem Fronteiras). É docente do corpo permanente dos Programas de Engenharia Elétrica da COPPE e de Engenharia Urbana da Escola Politécnica. Tem experiência no magistério nas áreas de Engenharia Elétrica, Processamento de Sinais, Desenho e Sistemas CAD. Desenvolve projetos em acústica e sonorização de ambientes e pesquisa em algoritmos para processamento de sinais digitais e sistemas realidade virtual acústica, tais como audibilização, simulação acústica de salas e de ambiente urbanos e poluição sonora. 

 

Krisdany Vinícius S. M. Cavalcante

Mestrado em Saneamento e Meio Ambiente (UFMG); Especialização Meio Ambiente (CEFET-MG):
Engenharia Elétrica (PUC-MG);
Diretor técnico do dB Laboratório de Engenharia Acústica Ltda;
Presidente da Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC (2021-2024);
Coordenador da ABNT/CEE-196 – Comissão de Estudos Especiais de Acústica (2013-2022) e da ABNT/CE-02:135.01 Comissão de Estudo em Desempenho Acústico de Edificações da ABNT (2012-atual).
Gestor do Comitê Brasileiro de Acústica – ABNT/CB-196 Acústica (2022-atual);
Conselheiro do CREA-MG (2010-2015; 2019-2021);
Membro do Conselho Deliberativo da ABNT (2012-2024);
Diretor da Sociedade Mineira de Engenheiros – SME (2014-2017).”

 

Otávio Joaquim da Silva Júnior 

Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2023). Atualmente é consultor em engenheiro civil da Tecomat Engenharia, professor da Faculdade Damas da Instrução Cristã. Associado da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Acústica de edifícios e Materiais de construção, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho acústico, sistemas inovadores e materiais de construção.

 

Ricardo E. Musafir 

Engenheiro civil (UFRJ, 1978), M. Sc. (1984) e D. Sc. (1990) em Engenharia Mecânica, pela COPPE/UFRJ, na área de Acústica. Professor da Escola Politécnica/UFRJ (Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente) desde 1985 e também, desde 1990, da COPPE/UFRJ (Prog. Eng. Mecânica). Professor Titular desde 2016. Áreas de atuação: aeroacústica, poluição sonora, modelagem de fontes. Sócio da SOBRAC desde 1986. Atuou como consultor em relatórios de impacto ambiental, na parte relacionada a ruído, incluindo o referente à expansão do Aeroporto Santos Dumont (2005), de termelétricas e indústrias. Foi, por duas vezes, membro do ‘Board of Directors’ do ‘International Institute of Acoustics and Vibration’ (2010-2014 e 2017-2021); É editor para ‘acústica geral’ do ‘Journal of Sound and Vibration’ desde 2009. Membro do Comitê de Acústica da ABNT, tendo tido participação ativa na revisão de normas desde 1998. Membro da Comissão de Certificação da SOBRAC. Participou da comissão organizadora do Internoise 2005 e de congressos da SOBRAC (1986, 1989, 1992); foi Chairman do 18 International Congress on Sound and Vibration (2011), realizado, como os outros eventos citados, no Rio de Janeiro. Orientou 17 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado na área de Acústica. É sócio honorário da SOBRAC desde 2023.

Sergio Silva

Doutor em Educação com ênfase em Acústica, Engenheiro Ambiental e Físico. Tem como prioridade a carreira de Professor nas diversas áreas que convergem para o estudo do som, mas atua também nas demandas de trabalho direto com a sociedade auxiliando o poder público e as iniciativas privadas no controle das emissões sonoras. Atualmente integra os cargos de Sócio Benemérito da Associação Maranhense dos Engenheiros Ambientais e Conselheiro do CREA-MA. 

 

Vivian Silva Mizutani

“Formada em Física pela USP, profissional com mais de 30 anos de experiência na indústria automobilística (acústica veicular) e aeronáutica (acústica e vibração).
Experiência em ensaios de homologação e certificação acústica, tanto para o mercado nacional como para o internacional.
Diversos trabalhos de pesquisa acústica apresentados em congressos, além de um publicado em revista internacional.
Atuo como Consultora Acústica desde 2020 na TEKMA Mobilidade, como Coordenadora da Comissão de Acústica Veicular (CB-05) da ABNT, desde 2023, como Assistente Técnica e Perita Judicial em processos envolvendo reclamações de ruído.
Profissional Certificada pela Sociedade Brasileira de Acústica (F2).

 

William D’Andrea Fonseca

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e mestrado na área de Acústica e Vibrações (2009), realizado no Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC, com especialidade em imagem acústica e instrumentação. Completou o doutorado (2013) também ligado a Acústica e Vibrações, porém a pesquisa foi voltada para Técnicas Avançadas de Beamforming. Também já trabalhou como Guest Researcher no Instituto de Acústica de Aachen (ITA), Alemanha e no Centro Aeroespacial da Holanda (NLR). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Engenharia Acústica, sobretudo nós tópicos relacionas a processamento de sinais, instrumentação e eletroacústica. Sendo que também tem conhecimentos nas áreas de Design e Engenharia de Áudio. Participou dos projetos Aeronave Silenciosa (FAPESP/Embraer) e Auralization Box (CAPES/DAAD), bem como é contribuidor voluntário para o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído INAD Brasil e para a Federação Iberoamericana de Acústica – FIA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, no curso de Engenharia Acústica, onde ministra disciplinas relacionas a acústica e processamento de sinais.