O INAD – International Noise Awareness Day / Dia Internacional contra o Ruído – , celebrado em diferentes partes do mundo, tem suas origens na iniciativa da European Acoustics Association (EAA), que promoveu a primeira edição em 1996. Desde então, todos os anos, na quarta quarta-feira de abril, tem sido adotado globalmente como uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre os efeitos negativos do ruído excessivo na saúde e no bem-estar.
Inúmeras iniciativas regionais surgiram em resposta a esse chamado à ação, incluindo campanhas de sensibilização, eventos educacionais e políticas de controle de ruído.
Países como Alemanha, França, Espanha e Estados Unidos têm demonstrado um compromisso significativo com a redução do ruído ambiental, através de regulamentações mais rigorosas e campanhas de conscientização pública. Essas nações muitas vezes organizam eventos especiais, como workshops, seminários e até mesmo concertos de música silenciosa, para destacar a importância de ambientes mais silenciosos.
No Brasil a SOBRAC realiza anualmente eventos em todo o território nacional em referência ao INAD. Neste ano, o calendário foi vasto, com iniciativas sendo realizadas por todas as direções regionais da entidade.
Nos dias 21, 22 e 23 de abril a regional Norte produziu na Praça da República e no Collab WorkStore em Belém um evento que contou com mesas redondas, ação de conscientização, minicurso e conversas com especialistas.
No dia 25 a regional Nordeste realizou, no Sinduscon de Salvador, talks e mesas redondas. Na mesma data a regional Rio também realizou sua edição do evento na sede da FIOCRUZ.
Hoje, dia 30, na Praça Jaime Lago em Erechim, acontece a INAD 2024- Coletivo Sinfonia na Cidade – organizada pela Regional Rio Grande do Sul, evento que vai até o dia 2 de maio.