Processo Sobre Livro de Acústica

São objetivos da SOBRAC apoiar a pesquisa, o intercâmbio e a difusão do conhecimento científico e aplicado, sempre de forma ética e íntegra.  Atualmente, a SOBRAC acompanha com preocupação um processo judicial relacionado a um livro de acústica, cuja segunda edição foi publicada em 2014.

Segundo informações contidas no processo, que é de acesso público, foi feita uma denúncia de indícios de fraude na obra, com evidências de que diversos trechos foram traduzidos sem a devida citação de fonte e que quase uma centena de figuras e gráficos foram reproduzidos a partir de livros estrangeiros, sem autorização prévia e sem citação adequada. 

O processo revela que houve problemas ligados à primeira edição, visto que os detentores dos direitos relativos às imagens foram indenizados pelo uso indevido das mesmas. 

Documentos contidos no processo demonstram que a entidade que financiou a primeira edição declarou que a editora retiraria do mercado a primeira edição, pelos problemas apontados pelo especialista em acústica que a denunciou.

Pareceres de membros fundadores da SOBRAC, juntados ao processo, confirmam a presença de problemas no livro, além de citarem graves erros e afirmativas que contradizem o conhecimento científico. 

Esses erros, presentes na primeira edição, continuam na segunda, que se mostra praticamente idêntica à primeira.

Embora não seja parte do processo, a SOBRAC aguarda um julgamento justo, uma vez que o processo contém decisões sobre a inexistência de indícios de fraude, proferidas sem a realização de uma perícia técnica oficial, contrastando com a opinião de reconhecidos especialistas em acústica.