Cursos de interesse dos associados

Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável (MEAECS) – Dep. Eng. Civil, Universidade de Coimbra

Terá início na Universidade de Coimbra, Portugal, no ano letivo 2016/2017, a primeira edição do Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável (MEAECS). Este curso está vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da acústica e da energia nos edifícios e na sua envolvente. Além da sua importância individual, estas duas temáticas apresentam, ainda, uma forte ligação a várias outras, designadamente às relacionadas com a reabilitação de edifícios e com a sustentabilidade da construção, temas de grande importância reconhecida no contexto atual. Pretende-se, com este curso, dotar os alunos de conhecimentos avançados nos tópicos identificados, que sejam úteis do ponto de vista da aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação à formação de base tradicional

Estrutura do curso de mestrado

O curso encontra-se estruturado em três semestres letivos, cada um com 30 ECTS. O primeiro semestre será constituído por um tronco comum, com 4 unidades curriculares de 6 ECTS cada, e duas com 3 ECTS:

I. Acústica e vibrações nos edifícios e sua envolvente (6 ects);
II. Comportamento térmico e energético dos edifícios (6 ects);
III. Estratégias de reabilitação acústica e energética de edifícios (6 ects);
IV. Construção e materiais sustentáveis (6 ects);
V. Modelação computacional (3 ects);
VI. Seminário (3 ects).

No segundo semestre, o aluno escolherá um dos dois ramos de especialização, no qual terá que concluir 4 unidades curriculares, de 4.5 ECTS cada. Estes dois ramos são:

Ramo 1 – Acústica e vibrações em ambiente urbano:

I. Conceitos avançados de isolamento de ruído e vibrações;
II. Análise avançada e projeto acústico de espaços fechados;
III. Acústica ambiental e urbana;
IV. Instrumentação e ensaios acústicos e de vibrações.

Ramo 2 – Energia e ambiente interior:

I. Sistemas técnicos e energéticos em edifícios;
II. Simulação energética e qualidade do ambiente interior;
III. Análise avançada e otimização de sistemas construtivos;
IV. Avaliação experimental e inspeção de materiais e sistemas.

Adicionalmente, no segundo semestre do primeiro ano iniciará a dissertação (com 12 ECTS neste semestre). O terceiro semestre é inteiramente dedicado à elaboração da dissertação (30 ECTS).

Candidaturas ao curso

As candidaturas ao curso são realizadas online, através do website da Universidade de Coimbra em http://www.uc.pt/candidatos/online. O calendário de candidaturas é o seguinte:

1ª fase – até 31 de maio;
2ª fase – de 1 de junho a 15 de julho;
3ª fase – 24 de agosto a 5 de setembro.

Informações adicionais

Poderá obter mais informações através do email meaecs@dec.uc.pt em https://apps.uc.pt/courses/pt/course/6182 encontram-se informações detalhadas sobre a estrutura curricular do curso, incluindo os programas das várias unidades curriculares.

Curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria

Para mais informações clique aqui