Dica de leitura: Sound-Politics in São Paulo, de Leonardo Cardoso

sound-politics-in-sao-paulo

 O livro “Sound-Politics in São Paulo” (Oxford University Press, 2019), de Leonardo Cardoso, explica como o ruído urbano se tornou um problema de difícil solução para o Estado. Baseado em documentos oficiais, arquivos históricos e entrevistas com arquitetos, engenheiros, agentes fiscais, policiais, advogados e políticos, a publicação identifica dois entraves cruciais para o controle efetivo do ruído nos centros urbanos: o próprio conceito de “ruído” (subjetivo ou objetivo?) e a questão social, que ultrapassa os limites dos campos da acústica e da saúde pública.

A publicação aborda a cidade de São Paulo como um espaço onde o ruído se infiltrou em debates sobre criminalidade, liberdade religiosa, urbanismo, cidadania e crescimento econômico (por exemplo, nos setores de construção civil e de bares e restaurantes), Segundo Cardoso, por ser um distúrbio constante, abrangente e multiforme, o ruído ambiental é comumente usado como barganha política por prefeitos e vereadores.

Interessante abordagem sociológica sobre o tema, sendo recomendado para agentes públicos, pesquisadores e profissionais nas áreas de acústica, saúde pública, planejamento urbano.  
Os interessados pordem fazer o download do livro em formato PDF no link https://drive.google.com/file/d/1ZTTk-MX82nZ4A7Q_-rW8Sbv0CrH3s0FW/view?usp=sharing.

Anterior Noise News já disponível para leitura
Próximo Homologação das Candidaturas

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar essa publicação!