5º Simpósio de Acústica Nordeste

No último dia 14 de maio, a Sociedade Brasileira de Acústica – Regional Nordeste (SOBRAC NE) realizou o 5º Simpósio de Acústica com o tema “Acústica e a Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575:2013”. O evento já está consolidado no calendário anual dos profissionais envolvidos com o segmento da acústica em todo o país.

Nesta quinta edição, o Simpósio de Acústica ocorreu no Museu da Gente Sergipana, na cidade de Aracaju, em Sergipe, contando com um público de aproximadamente 100 participantes, entre engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais interessados em adquirir e compartilhar conhecimento técnico – científico, bem como conhecer a prática do mercado nacional de acústica, com foco no melhor desempenho das habitações brasileiras.

Italo Montalvão, coordenador local do simpósio e vice-coordenador da regional Nordeste da SOBRAC, explica que, semelhante ao ocorrido nas edições anteriores, o formato do encontro envolveu palestras de profissionais com experiência técnica e científica, além de espaço para exposição de produtos e soluções para a construção civil com o apoio de importantes empresas e fornecedores de materiais acústicos.

Para Débora Barretto, uma das palestrantes do evento e membro do Comitê Técnico de Estudos de Acústica da ABNT, a norma de desempenho, que está atualmente em fase de revisão, impacta diretamente o setor da construção civil, pois estabelece requisitos para diversos sistemas de uma edificação (paredes, fachadas, coberturas, pisos, entre outros). Ela recomenda que as soluções acústicas devem ser realizadas desde a fase de projeto e incorporação.

Sobre o tema | A NBR 15.575 : 2013 – Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, estabelece métodos de avaliação e critérios de desempenho dos sistemas construtivos das edificações habitacionais no que diz respeito à segurança, à sustentabilidade e à habitabilidade, conceito no qual está inserido o desempenho acústico. A norma apresenta os valores mínimos obrigatórios para desempenho acústico de sistemas de pisos, paredes internas, fachadas e coberturas, bem como os níveis recomendáveis de ruído gerado por equipamentos prediais e instalações hidráulicas, além de estabelecer critérios de desempenho intermediário e superior, a fim de definir o padrão de qualidade do sistema construtivo da edificação em termos de conforto acústico.

Ação Social | O 5º Simpósio de Acústica, além de cumprir com a sua missão de fomentar o conhecimento na área de acústica na região Nordeste, concretizou uma singela, porém importante ação solidária por meio da doação de alimentos não perecíveis obtidos do público participante. A doação foi direcionada para o Lar Infantil Nossa Senhora de Santana (Lar de Zizi – Amor e instrução a criança), localizada em Aracaju. Atualmente, o Lar de Zizi funciona como uma creche para 80 crianças de três a cinco anos. No local, as crianças permanecem cuidadas das 7 às 17h por uma pequena equipe de contratadas e voluntárias, possibilitando que suas mães, em sua maior parte domésticas e diaristas, cumpram suas atividades profissionais.

Anterior 2020 | Ano Internacional do Ruído
Próximo Coleção de revistas SOBRAC

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar essa publicação!