INAD 2019

Como ação de esclarecimento sobre os males da poluição sonora para a saúde pública, a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – organizou o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – o Inad SP 2019 e diversas ações foram realizadas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul pelos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Os atos tiveram, também, participação de estudantes e professores dos cursos de Fonoaudiologia e Engenharia Acústica, sob a coordenação local da Dra. Valdete Alves Valentins dos Santos Filha e do Eng. Eletricista Dr. Willian D’Andrea Fonseca.

O evento promovido pela ProAcústica contou com uma bicicletada e uma caminhada noturna pelo elevado Minhocão, no último dia 24 de abril. Todas as ações do INAD 2019, que teve como lema “Sua audição merece atenção, cuide dela com o coração!”, objetivaram conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) este é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar. A poluição sonora é fator prejudicial à saúde pública.
Outro acontecimento em torno do Inad SP foi a lançamento do Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP, dentro da Operação Urbana Centro, que abrange uma área de mais de 6 km2O mapa, disponível online, segue as diretrizes da Lei No 16.499, que prevê que o mapeamento deve ser iniciado pelas Operações Urbanas de São Paulo. O Mapa de Ruído Centro SP foi elaborado nas regiões que abrangem o Centro Velho, o Novo e bairros históricos como Glicério, Brás, Bexiga e Vila Buarque.

É importante lembrar que o INAD foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, com diversas atividades e entre elas, 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

Anterior Prof. Bruno Masieiro é indicado para o ICA
Próximo Indicação de leitura: Manual Prático de Acústica

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar essa publicação!