Eletroacústica como disciplina de pós-graduação na Unicamp

Pela primeira vez a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp oferece a disciplina Eletroacústica como parte do seu curso de pós-graduação em Engenharia Elétrica. Os alunos da graduação também terão acesso às aulas, como disciplina eletiva que poderá ter créditos aproveitados caso o estudante ingresse na pós-graduação após a formatura.

Professor Bruno Masiero, docente do departamento de comunicações da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da instituição e professor responsável pela disciplina, esclarece que o curso visa promover uma análise teórica dos conceitos da eletroacústica utilizados hoje pela indústria em muitas soluções já com uso prático consolidado. “O mercado tem crescido bastante e hoje temos a oportunidade de mostrar como os materiais e soluções presentes no mercado funcionam, analisando e mostrando de forma aplicada como a física dá suporte para toda a eletroacústica, possibilitando que o mercado se torne cada vez mais profissional, tendo como base o conhecimento científico”, explica Masiero.

unnamed

Prof. Bruno Masiero

 

Neste primeiro semestre já existem 30 inscritos para a disciplina, que tem carga horária de 60h. Vale ressaltar que hoje a Unicamp possui um dos maiores programas de pós-graduação em engenharia elétrica do país. A seleção para o curso acontece duas vezes por ano através de submissão de documentos. O curso é público e o requisito básico é a conclusão do curso de graduação.

As inscrições para o próximo semestre serão realizadas de 20/08 a 30/09. Informações através do site www.fee.unicamp.br.

Ementa da disciplina: Conceitos fundamentais do som e propagação sonora. Analogia eletromecânica e eletroacústica. Princípios de Transdutores: microfones e alto-falantes. Fundamentos e instrumentação de medição e gravação acústica. Projetos de caixas acústicas e amplificadores.

Anterior Escola de Primavera em Aeroacústica
Próximo Curso Desempenho Acústico de Edifícios Residenciais

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar essa publicação!