Fortaleza respira acústica em agosto

Na próxima semana, o Nordeste respirará acústica com a realização do 3º Simpósio de Acústica – SOBRAC-NE. O evento, que acontecerá em Fortaleza no dia 3 de agosto, promete reunir engenheiros, arquitetos e demais interessados em acústica para discutir sobre a Norma de Desempenho NBR 15.575 e as implicações acústicas para a construção civil.

Segundo o cientista social Francisco Aurélio Brito, um dos coordenadores do evento, a escolha de Fortaleza como sede do evento é bastante coerente com o atual momento da cidade. “A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente vem realizando um trabalho muito sério no sentido de implantar políticas públicas de controle da poluição sonora, em especial a construção e implementação do Mapa Acústico do município. Hoje, é possível que o poder público atue com uma visão mais clara dos impactos sonoros, conseguindo sair do plano ideológico e passar para uma atuação efetiva, baseada em dados e não em suposições. Isso demonstra o respeito para com a qualidade de vida do cidadão de Fortaleza e estimula o engajamento da população”, explica o cientista social Francisco Aurélio Brito, um dos organizadores do evento. Importante ressaltar que Fortaleza foi a primeira cidade do Brasil onde o Poder Público desenvolveu e implementou seu mapeamento acústico, hoje utilizado de maneira efetiva.

Danilo  Fortuna, coordenador da regional Nordeste da SOBRAC, frisa a importância da difusão de conhecimento na região. “Nesta terceira edição, abordamos questões sobre os sistemas construtivos e pincelamos alguns temas da acústica dos ambientes urbanos. Nosso objetivo é focar nos elementos que compõem as edificações de forma técnica, mostrando a relação prática com as premissas que a Norma traz. É preciso aproximar cada vez mais os agentes da construção civil e os profissionais de acústica, pois esse é um casamento com futuro duradouro”, acredita Danilo.

Com uma ampla programação técnica, o simpósio conta com presenças de profissionais atuantes na região Nordeste e também uma convidada do Pará, a arquiteta Pós doutora em Acústica Ambiental Elcione Moraes. As inscrições para o 3º Simpósio de Acústica – SOBRAC-NE são gratuitas e estão abertas a todos os interessados pelo tema. Informações e inscrições através dos telefones 71 3240.6388 / 71 3240.1806 ou pelo e-mail dagaz@dagaz.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Atuação da SOBRAC-NE
Arqº DANILO FORTUNA

Coordenador da Regional Nordeste da SOBRAC. Arquiteto e Urbanista (FAUFBA) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Mapeamento  Acústico (PPGAU da FAUFBA). Professor de Conforto Ambiental (térmico, acústico e lumínico) do curso de Arquitetura e Urbanismo (UCSAL). Atua como arquiteto projetista da empresa Audium Áudio e Acústica, na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em projetos e consultorias de Acústica Arquitetônica e Poluição Sonora.

Acústica e a Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575:2013
Arq. DÉBORA BARRETTO (BA)

Vice-presidente da SOBRAC. Arquiteta e Urbanista (UFBA). Mestre em Engenharia Ambiental Urbana com ênfase na área de Poluição Sonora (EPUFBA). Especialista em Acústica nas edificações (UPM/Espanha). Conselheira-fundadora da ProAcústica. Membro do Comitê de Estudos de Acústica da ABNT. Conselheira do CAU. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIME). Coordenadora da Especialização em “Conforto Ambiental e Sustentabilidade” (UNIME). Diretora da divisão de acústica da Audium.

Avaliação Acústica de Sistemas Construtivos para a Norma de Desempenho
Eng. OTÁVIO JÚNIOR (PE)

Tesoureiro da SOBRAC/NE. Engenheiro Civil (UFPE). Mestre em Engenharia Civil (UFPE). Professor de Construção Civil e Materiais de Construção (AESGA/FACEG). Consultor da Tecomat Engenharia com atuação na Avaliação de Desempenho segundo ABNT NBR 15.575.

Cases Avaliativos de Empreendimentos para a Norma de Desempenho
Arqª MARIA LUCIA OITICICA (AL)

Tesoureira da Regional Nordeste da SOBRAC. Arquitetuta e Urbanista (UFAL). Mestre em Environmental Design And Engineering (University of London). Doutora em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (UNICAMP). Professora de Conforto Ambiental dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design (UFAL). Coordenadora do Grupo de Estudos do Ambiente Sonoro (GEAS) da FAU-UFAL. Professora da Pós-Graduação (UFAL). Consultora na área de Acústica Arquitetônica.

Mapeamento Acústico e a Norma de Desempenho
Arq. BIANCA ARAÚJO (RN)

Secretária da Regional Nordeste da SOBRAC. Arquiteta e Urbanista (UFRN). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (EESC/USP). Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP). Auditora Ambiental (Certificate in Environmental Auditing of IEMA/EARA). Professora de Conforto Ambiental e Representação e linguagem do Curso de Arquitetura e Urbanismo (UFRN). Professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFRN). Experiência na área de arquitetura e urbanismo com ênfase em conforto ambiental.

Mapa Acústico de Fortaleza – Ceará
Cient. Social FRANCISCO AURÉLIO BRITO (CE):

Vice Coordenador da Regional Nordeste da SOBRAC. Graduado em Agronomia (UFC), em Gestão Ambiental (FGF) e Sociologia (UMSP). Atua como Fiscal Municipal da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SEUMA), integrando a Célula de Controle da Poluição Sonora (CCPS), na função de coordenador e implementador da Carta Acústica de Fortaleza. Coordenador da Equipe de Controle da Poluição sonora (ECPS) de 2009 a 2010, quando deflagrou o Programa Tolerância Zero. Chefe de Fiscalização da SERV de 2010 a 2012. Autor do livro Tolerância Zero em Fortaleza (2013).

Mapa Acústico Noturno: Importância e Aplicabilidade
Arqª ELCIONE MORAES (PA)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFPA). Mestre em Arquitetura (USP). Doutora em Arquitetura (UPM-Madri/Espanha). Pós doutora em Acústica Ambiental (IA-Madrid/Espanha). Professora/pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFPA). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Conforto Ambiental. Membro da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), Sociedade Espanhola de Acústica (SEA) e da Comissão Especial de Acústica da ABNT.

Anterior Comitês Técnicos da SOBRAC estão abertos à participação dos associados
Próximo Papo Técnico na Sinduscon-MG com Krisdany Cavalcante

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar essa publicação!