Seminário “Integração Urbana de Aeroportos a partir do Controle de Ruído”

O seminário “Integração Urbana de Aeroportos a partir do Controle de Ruído”, promovido pelo Programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ, será realizado no dia 5 de maio, a partir das 14h na sala G-122o Centro de Tecnologia da UFRJ, no Rio de Janeiro. O evento, além de comemorar os 70 anos do Prof. Jules Slama, tem por objetivo apresentar algumas contribuições do Grupo de Estudos em Ruído Aeroportuário no assunto.

Jules Slama, professor de engenharia mecânica da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falará sobre a importância dos aeroportos, abordando o espaço como uma fonte extensa de ruído, responsável por efeitos adversos. O controle de ruído na vizinhança dos aeroportos é um problema multidisciplinar complexo, com diversas formas possíveis de abordagem.  Em função desta complexidade, a OACI – Organização da Aviação Civil Internacional propõe na Resolução A33/7, a chamada “Abordagem Equilibrada” para a gestão do ruído aeroportuário.

Na abordagem equilibrada são considerados quatros aspectos principais: o controle do ruído na fonte (aeronaves mais silenciosas), o planejamento e gestão do uso do solo (zoneamento de ruído), a adoção de procedimentos operacionais para redução de ruído (pouso, decolagem e mudança de rotas) e as restrições de operações (restrições de horários de funcionamento do aeroporto).

Anterior Sobrac apoia: Rio Acoustics 2017
Próximo Encontro SOBRAC 2017 | Confira as fotos do coquetel e da feira

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar essa publicação!