Entrevista com a arquiteta Cândida Maciel, coordenadora do Encontro SOBRAC 2017

  1. O Encontro SOBRAC é sempre um grande evento, com ampla participação da comunidade acadêmica e do mercado de acústica nacional. Para 2017, a meta é ampliar a abrangência do encontro, superando expectativas. Como isso está sendo organizado?

Este ano, a direção da SOBRAC está realmente investindo na ampliação do público-alvo do evento, tendo em vista a grande visibilidade que a acústica brasileira vem recebendo em mercados como o da construção civil, por exemplo. Estamos viabilizando parcerias para fomentar a participação não apenas de profissionais da acústica, mas de todas as cadeias de produção e utilização de tecnologias e conhecimento em acústica. Um dos destaques é a parceria firmada com o Sinduscon nacional para a divulgação do Encontro, ampliando a participação de profissionais desse segmento na visitação da feira e nos mini cursos. Acreditamos que ações como esta tornam o evento mais rico, a troca mais dinâmica, além de fortalecer todo o mercado, que tem uma grande oportunidade de networking.

  1. O tema do encontro é “O Som no Espaço Urbano”. Como o tema está sendo abordado na programação?

A abertura e o fechamento do evento tratam especificamente desse assunto, trazendo duas participações internacionais de peso para mostrar a realidade internacional. Dessa forma, será possível para os profissionais e estudiosos brasileiros traçar parâmetros sobre como a paisagem sonora e os mapas urbanos, entre outras coisas, estão sendo vistos na Europa e em outros países da América do Sul. Acho que a escolha do tema já é autoexplicativa. A qualidade de vida nos grandes centros urbanos está sendo fortemente comprometida pela vulnerabilidade dos habitantes aos excessos de ruídos. Esse é um assunto extremamente importante para os dias atuais e para as gerações futuras.

03.O Encontro SOBRAC sempre tem participações interessantes. Esse ano, quais são os profissionais internacionais que participarão como palestrantes?

Sim, este ano teremos 3 grandes participações internacionais: o Prof. PhD Jorge P. Arenas, da Universidad Austral de Chile; o Prof. Yves Aurégan, do Laboratoire d’Acoustique de l’Université du Maine, CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique; e Profº J. Luis Bento Coelho, Prof. de Acústica do Instituto Superior Técnico, TULisbon, Lisboa, Portugal.

  1. Temos novidades também nas formas de acesso ao evento. Você pode explicar os formatos de participação dessa edição?

Nesta edição todos os participantes poderão acessar todo o conteúdo do evento através dos seus próprios celulares, tablets e computadores. Estamos desenvolvendo um aplicativo exclusivo para o Encontro SOBRAC 2017, onde os inscritos encontrarão a programação completa, informações sobre as palestras, minicursos, feira e todos os conteúdos apresentados. Esta é uma forma moderna e prática de facilitar o acesso dos participantes ao evento, de forma sustentável. Para quem preferir o material impresso, bastará retirar o material em qualquer dos espaços de coordenação do evento.

  1. A indústria da acústica imprimiu um apoio muito significativo esse ano, uma grande vitória para o evento. Como isso foi possível?

O Encontro SOBRAC 2017 foi conceitualmente desenvolvido para integrar o máximo de setores possível para pensar sobre acústica e suas aplicações. Toda a coordenação esteve, a todo momento, focada em buscar parcerias, fomentar a participação de instituições, empresas e organizações das mais diversas formas. O resultado é que nesta edição teremos a participação da indústria, inclusive com empresas que nunca participaram antes. Já temos cerca de 15 empresas apresentando seus produtos e serviços na nossa feira. Será uma grande exposição, com algumas novidades interessantes.

  1. Vamos fazer um balanço das inscrições de trabalhos e de profissionais até agora?

Estamos com um número recorde de participações e muitas pessoas se organizando para participar. Por este motivo, decidimos ampliar o prazo das inscrições com valor promocional até o dia 02 de abril, próximo domingo. Mas já é possível adiantar que temos mais de 150 profissionais inscritos.

  1. Alguma dica para quem está interessado em participar e ainda não se inscreveu?

Sim, uma dica importantíssima! Associados SOBRAC possuem um desconto imperdível para participar do evento. Oriento que, ao fazer sua inscrição, antes faça as contas. Em todas as categorias, vale a pena regularizar sua situação junto à SOBRAC, efetuando o pagamento da anuidade 2017, para garantir o desconto do evento. Mas é preciso correr… O valor promocional é válido até o próximo domingo, dia 02 de abril.

Anterior Indicação de leitura: publicações de Paulo Henrique Trombetta Zannin
Próximo Palestrantes internacionais são destaque no Encontro SOBRAC 2017

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar essa publicação!